Semsa amplia postos de testagem após subida de casos de covid em Manaus
Manaus/AM - Pontos de testagem rápida para a detecção de síndromes gripais e covid-19 foram ampliado em Manaus por conta da disparada de novos casos das doença registrados nos últimos dias.
A rede básica de saúde, que ofertava o teste em 28 estabelecimentos, passará a ofertar o procedimento em mais 24, totalizando 52 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
O anúncio da ampliação foi feito pelo titular da Secretaria Municipal de Saúde, Djalma Coelho, que explicou que a medida tomou como base os dados registrados nos boletins epidemiológicos divulgados pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), e que, além da testagem rápida nos estabelecimentos da secretaria, a rede está sendo reordenada para o acolhimento dos usuários.
Nos últimos 15 dias, a Semsa registrou que os novos casos de covid-19, que saíram de 22 para 158 casos diários. Os testes rápidos serão ofertados nas unidades da Semsa que podem ser conferidas pelo link bit.ly/ubscovidmanaus.
Djalma Coelho assinalou que o serviço de testagem rápida de antígeno deve ser solicitado pelas pessoas que estiverem com os sintomas iniciais da doença, que incluem febre alta, dor de cabeça, tosse, dor na garganta e indisposição, por sete dias, no máximo.
Os pontos de testagem podem ser conferidos por meio do link bit.ly/localvacinacovid19.
ASSUNTOS: Manaus