Vacinação para profissionais de saúde será suspensa em Manaus
Manaus/AM - A vacinação contra Covid-19 para os profissionais da saúde será suspensa apenas nesta quinta-feira (21) em Manaus, para uma reformulação da campanha nas unidades de saúde, levando em consideração a quantidade insuficiente de doses de vacina disponibilizadas nessa primeira fase pelo Ministério da Saúde, que corresponde a 34% dos profissionais da área de Saúde no Estado.
Os critérios que vão definir quais são os profissionais que terão prioridade para receber essas primeiras doses e quais as unidades de saúde prioritárias serão discutidos em uma reunião com o Comitê de Resposta Rápida de Enfrentamento da Covid-19, integrado pelos três níveis de gestão – federal, estadual e municipal. E, após isso, as unidades de saúde deverão enviar a lista nominal dos profissionais, com o setor em que cada um trabalha, para a Semsa reprogramar a vacinação nas unidades.
A lista nominal é uma determinação do TCE ao governo estadual e municipal após denúncias de favorecimento a pessoas que não fazem parte do grupo prioritário na campanha de imunização.
Neste primeiro momento, deve ser priorizado o profissional das unidades de referência, de média e alta complexidade, que tenham contato direto com pacientes com Covid-19, levando em conta fatores como comorbidade e a idade. A exceção é para os profissionais do Samu, única categoria que vai receber a vacina ainda nesta quinta-feira (21).
Os profissionais que já foram vacinados devem receber a segunda dose da vacina.
Veja também
ASSUNTOS: Manaus