Vídeo: Policiais atiram na direção de manifestantes em Brasília
Vídeo: O Globo
BRASÍLIA - Dois policiais militares do DF sacaram armas de fogo e atiraram contra manifestantes, durante o protesto desta quarta-feira na Esplanada dos Ministérios. As imagens, feitas pelo GLOBO próximo ao Ministério da Agricultura, mostram quando o primeiro policial corre em direção aos manifestantes atirando para cima. Em seguida, um outro PM aponta a arma na direção dos manifestantes, disparando vários tiros.
- Bora recuar, bora recuar - diz o policial após dar os disparos.
O registro foi feito próximo ao prédio de um ministério.
Poucos minutos depois, manifestantes socorrem uma pessoa ferida no ombro no gramado central, próximo ao local onde os policiais atiraram. A assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde confirmou que um homem foi atingido por um tiro de arma de fogo durante a manifestação. Ainda não se sabe, porém, se a vítima foi baleada pelos policiais. O baleado passou por cirurgia no Hospital de Base do Distrito Federal.
Outro manifestante se feriu ao tentar atingir um policial com um rojão, que explodiu na sua mão. Ele foi socorrido por pessoas que estavam no local e posteriormente foi levado também ao Hospital de Base.
Brasília viveu hoje um dia de manifestações contra o presidente Michel Temer e as reformas da Previdência e trabalhista. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, 35 mil pessoas participaram do protesto. Quatro pessoas foram detidas — três por porte de entorpecentes e armas brancas. Um manifestante foi ferido após a explosão de um rojão que manipulava, segundo a PM.
Os manifestantes quebraram vidros, picharam e invadiram os prédios na Esplanada. Segundo funcionários do Ministério da Agricultura, os manifestantes invadiram o prédio e atearam fogo no auditório, no térreo. Além disso, quebraram os porta-retratos na galeria dos ex-ministros.
O presidente Michel Temer acionou nesta quarta-feira a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para que as Forças Armadas façam a segurança da Esplanada dos Ministérios. O ministro da Defesa, Raul Jungmann, condenou a manifestação. De acordo com Jungmann, o presidente Michel Temer disse que é 'inaceitável o descontrole' do ato. As tropas federais já estão em Brasília.
* Colaborou Karla Gamba
ASSUNTOS: manifestações, Temer, Brasil