Compartilhe este texto

Vídeo de maus-tratos contra filhotes de panda revolta internautas na China

Por Portal Do Holanda

28/07/2017 12h31 — em
Bizarro



Um vídeo que mostra funcionários maltratando dois filhotes de panda gigante em um centro de pesquisas em Chengdu, capital da província de Sichuan, no sudoeste da China, revoltou os internautas na China. Nas imagens, que se tornaram virais no país, é possível ver um dos tratadores carregando e arremessando os pequenos animais, enquanto eles, aparentemente, tentavam sair pela porta do recinto onde vivem.

O vídeo foi publicado na rede social Weibo. Em entrevista à agência estatal Xinhua, representantes da Base de Pesquisas em Reprodução de Panda Gigantes de Chengdu explicaram que o tratador Guo Jingpeng estava alimentando os filhotes Rourou e Manman no último dia 12, quando um deles se ficou violento.

 

"Ele mordeu a minha mão com muita força, seus dentes cortaram a minha pele e começou a sangrar", contou Guo. "Quando ele tentou me morder de novo, eu empurrei para longe no instinto."

Apesar de o incidente ter acontecido há duas semanas, o tratador diz que sua mão continua machucada. Ao saber que o vídeo havia se tornado viral, e que sua ação foi duramente criticada, ele se defendeu, dizendo que as imagens foram editadas:

"O vídeo com mais de 50 minutos foi intencionalmente editado para menos de dois minutos", disse Guo.

Outro tratador do instituto, Xie Huhai, contou que para o público em geral, os pandas são animais fofos e dóceis, mas essa não é a realidade. Quando filhotes, eles são brincalhões, e as mordidas são uma forma de “diversão”, mas elas machucam os funcionários.

"Nós sempre somos machucados pelos pandas", disse Xie. "Arranhões e mordidas são ocorrências diárias."

E quando alcançam um ou dois anos, os animais podem se tornar violentos.

"Quando estão felizes, eles agem normalmente, mas quando eles experimentam algum estímulo externo, eles podem reagir com violência",  disse Guo.

Os gerentes do centro de pesquisa informaram que os funcionários envolvidos foram questionados sobre o incidente após a chuva de críticas nas redes sociais. Eles pediram que os tratadores sejam mais “gentis” com os animais, mesmo quando eles tentarem arranhar ou morder.

"Quando nós vimos o vídeo, pensamos que os funcionários haviam reagido de maneira excessiva, apesar de não terem machucado os pandas", disse Wu Kongju, um dos pesquisadores do centro."Mas nós esperamos que as pessoas possam compreender o trabalho desses funcionários, porque apesar de os pandas gigantes parecerem fofos, eles são muito fortes e podem se tornar violentos.

Apesar das explicações, muitos chineses continuaram criticando a forma como os animais foram tratados.

“Eu não me importo com o que dizem, os pandas são apenas bebês”, escreveu o internauta Loo Jiaying. “Eu fiquei com muita raiva ao ver o funcionário jogando o filhote indefeso. Se ele estivesse tão preocupado com a segurança, porque não estava usando equipamentos de proteção, como luvas?”.

O centro de pesquisas também foi alvo das críticas.

“Nós sempre pensamos que o centro de Chengdu fosse para salvar o nosso animal nacional. Ele fez um bom trabalho no passado e fez muitos chineses felizes com fotos fofas de pandas”, escreveu outro internauta. “Esse incidente definitivamente mudou minha opinião sobre suas operações e objetivos”.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: maus-tratos, pandas, Bizarro

+ Bizarro