Formas de melhorar sua memória e impulsionar poder da sua mente
Veja a seguir as principais maneiras de melhorar sua memória e a mente.
FAÇA EXERCÍCIO E MANTENHA SEU CORPO ATIVO
Se exercitar não é bom apenas para o seu corpo, também é bom para o seu cérebro. A obesidade e outras doenças causadas pelo excesso de peso podem causar sérios danos ao cérebro. Além disso, a falta de exercícios regulares faz com que placas se acumulem em suas artérias e seus vasos sanguíneos comecem a perder a capacidade de bombear o sangue efetivamente. A acumulação de placas leva a ataques cardíacos, mas também reduz a quantidade de oxigênio e nutrientes que o sangue leva ao seu cérebro. Quando os nutrientes não chegam lá, a capacidade total do cérebro fica comprometida. Para evitar que isso aconteça, certifique-se de se mexer todos os dias, mesmo que seja apenas uma caminhada rápida, isso vai te ajudar a manter e aumentar a sua capacidade mental. Caminhada, natação e dança são atividades excelentes.
ELIMINE FATORES ESTRESSANTES E PROCURE AJUDA PARA A DEPRESSÃO (SE VOCÊ TIVER)
Qualquer coisa que cause grande estresse, como raiva ou ansiedade, com o tempo começa a comer partes do seu cérebro que são responsáveis pela memória. Um dos estressores mais prejudiciais para o cérebro é a depressão, que na verdade é muitas vezes diagnosticada de forma errônea, porque um dos principais sintomas é a incapacidade de se concentrar.Se você não pode se concentrar, então você pode sentir que está constantemente esquecendo as coisas. A depressão aumenta os níveis de cortisol na corrente sanguínea, o que eleva os níveis de cortisol no cérebro. Os médicos descobriram que o aumento do cortisol diminui certas áreas do cérebro, especialmente o hipocampo, onde as memórias de curto prazo são armazenadas. A depressão prolongada pode assim destruir a capacidade do seu cérebro para lembrar de algo novo. Procure ajuda profissional para combater a sua depressão – o seu cérebro agradecerá. TENHA
UMA BOA NOITE DE SONO E TIRE COCHILOS
Obter um padrão constante de 7 a 8 horas de sono cada noite aumentará sua memória. Durante o sono, o cérebro faz memórias de informações recentemente adquiridas, e dormir o suficiente irá ajudá-lo a superar o espectro completo de ciclos noturnos que são essenciais para o funcionamento ideal do cérebro e do corpo durante as horas de vigília. Fazer uma soneca ao longo do dia, especialmente depois de aprender algo novo, também pode ajudá-lo a reter essas memórias, além de recarregar seu cérebro.
ESCREVA
Se há algo que você deseja lembrar, escrever isso pode ajudar. Escrever leva fluxo sanguíneo oxigenado para as áreas do seu cérebro responsáveis pelas suas memórias e, literalmente, ativa essas partes. Você pode iniciar um diário, escrever e-mails, ou até mesmo fazer anotações no bloco de notas do seu celular – todas essas atividades ajudarão a melhorar sua capacidade de lembrar e memorizar informações.
ESCUTE MÚSICA
Pesquisas mostram que certos tipos de música são muito úteis para armazenar memórias. A informação que é aprendida ao ouvir uma determinada música pode ser lembrada quando você pensa na música ou em “jogos mentais”. Músicas podem servir de indícios para levantar memórias particulares, e é por isso que muitas fórmulas matemáticas específicas são memorizadas com canções inventadas.
ALIMENTE SEU CÉREBRO
Entre 50% e 60% do peso total do nosso cérebro é pura gordura, que é usada para isolar bilhões de células nervosas. Quanto melhor a célula é isolada, mais rápido ela pode enviar mensagens, e, consequentemente, mais rápido você pensa. É por isso que os pais são aconselhados a alimentar seus filhos apenas com leite materno e com uma dieta restrita – os cérebros precisam de gordura para crescer e trabalhar corretamente. Restringir completamente a absorção de gorduras pode ser devastador mesmo para o cérebro adulto. Assim, o ideal é comer alimentos que contenham uma mistura saudável de gorduras para garantir saúde na sua memória de longo prazo. Algumas excelentes opções de alimentos incluem peixes (principalmente o salmão selvagem) e vegetais verdes de folhas escuras. Os alimentos fritos obviamente contêm gordura, mas pouco valor nutricional – e isso não vai ajudar o seu cérebro, então pense em alimentos que contenham gorduras saudáveis.
Fonte: Manual do Homem Moderno.
ASSUNTOS: memória, mente, Saúde e Bem-estar