O que fazer quando a menopausa chega antes do tempo?
Quando a menopausa dá sinais antes dos 45 anos, a mulher deve se preocupar. Segundo o ginecologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Marcelo Fiore M. Capo, a chamada menopausa precoce precisa ser rapidamente investigada e diagnosticada. “Se a mulher ficar sem menstruar por três meses consecutivos ou mais, o médico tem de ser procurado para avaliar o quadro clínico da paciente”.
De acordo com Capo, a menopausa precoce geralmente está ligada a causas idiopáticas, ou seja, sem motivo aparente. “As razões para se chegar neste quadro podem ser genéticas ou relacionadas à disfunção ovariana”, explica. Os sintomas são iguais aos que ocorrem no tempo natural: ausências de menstruação, excesso de calores (conhecidos como fogachos), irritabilidade e insônia.
Em procedimentos cirúrgicos ginecológicos ou tratamentos quimioterápicos, a mulher pode ficar sem menstruar temporariamente. Nesses casos, a menopausa precoce é adquirida e, depois de um período, o ciclo menstrual volta. “Isso acontece porque o corpo humano sofre com uma carga agressiva de medicamentos, o que acaba prejudicando o funcionamento do ovário”, explica Capo.
Há situações em que o médico pode indicar como tratamento a reposição hormonal. “A solução para reverter a menopausa precoce varia de pessoa para pessoa. A reposição hormonal é um tratamento possível”, ressalta o ginecologista.
ASSUNTOS: MENOPAUSA, mulher, saúde e bem estar, Saúde e Bem-estar