Mulheres que convivem muito menstruam juntas, verdade ou mentira?
Se você nunca falou, pelo menos, já ouviu alguma mulher dizendo que seu ciclo menstrual passou a coincidir com o de uma colega de trabalho ou com a de alguma amiga depois que elas passaram a conviver mais. Mas será que isso realmente acontece?
Sincronia menstrual existe?
A crença é muito popular, mas um estudo da Universidade de Oxford em parceria com o aplicativo de fertilidade Clue acaba de concluir que as menstruações não entram em sincronia.
Na verdade, o que acontece é justamente o contrário. Quanto mais as mulheres convivem, maiores as chances de os períodos menstruais acontecerem em dias diferentes.
Como o estudo foi feito e resultados
Para chegar a esta conclusão, foram escolhidas 360 duplas de mulheres que conviviam juntas e analisados três ciclos menstruais consecutivos delas.
Com isso, os pesquisadores perceberam que 273 duplas (+ de 75% do total) menstruaram em dias mais distantes da amiga no terceiro do mês do que no primeiro. Do total, apenas 79 pares conseguiram aproximar seus ciclos.
De acordo com o relatório disponibilizado pelo estudo, a diferença média de dias entre os ciclos das mulheres que moravam juntas era de 10 dias e passou para 38 dias ao final da análise.
A partir disso, os pesquisadores concluíram que a probabilidade de os ciclos irem se afastando é maior do que irem se aproximando.
Porém, a cientista Marija Vlajic, do aplicativo Clue, afirmou em entrevista ao jornal The Guardian que é comum os períodos menstruais voltarem a se sincronizar a cada seis meses mais ou menos.
ASSUNTOS: menstruação, Saúde e Bem-estar