1ª urna das eleições presidenciais dos EUA registra empate entre Kamala e Trump
A primeira urna das eleições presidenciais dos EUA foi aberta nesta terça-feira (5) em Dixville Notch, New Hampshire, com empate entre Kamala Harris e Donald Trump, ambos com 3 votos. A comunidade, conhecida por iniciar a votação desde a década de 1960, tem apenas quatro eleitores.
Apesar do empate, espera-se que Harris vença o estado, que historicamente favorece o Partido Democrata.
A apuração segue em todo o país, com os primeiros resultados sendo divulgados a partir das 20h (horário de Brasília). O resultado final pode demorar, como ocorreu nas eleições anteriores, quando a vitória de Joe Biden foi confirmada quatro dias após o pleito.
Como as eleições nos EUA funcionam?
As eleições presidenciais dos EUA tem Donald Trump e Kamala Harris como os principais candidatos. O sistema eleitoral americano, diferente do Brasil, é indireto, ou seja, com um Colégio Eleitoral de 538 delegados, com o vencedor precisando conquistar 270 deles. A eleição é marcada por um processo demorado de apuração devido ao uso de cédulas de papel, e os resultados podem levar dias para serem divulgados. O voto, por sua vez, é facultativo. Além disso, o sistema pode resultar em situações em que o candidato com mais votos populares perca, como ocorreu em 2016, quando Trump venceu Hillary Clinton, apesar de ela ter recebido mais votos em nível nacional.
ASSUNTOS: Mundo