Compartilhe este texto

Americano é preso após entrar em ilha com 'tribo mais isolada do mundo' e oferecer refrigerante

Por Portal Do Holanda

03/04/2025 14h42 — em
Mundo


Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
ouça este conteúdo

Um americano de origem ucraniana, Mykhailo Viktorovych Polyakov, de 24 anos, foi preso após invadir a Ilha Sentinela do Norte, na Índia, considerada lar da tribo mais isolada do mundo. O influencer de viagens deixou uma lata de Coca-Cola e cocos como oferendas aos Sentineleses, conhecidos por sua hostilidade a invasores e vulnerabilidade a doenças modernas. A ilha, parte das Ilhas Andaman e Nicobar, é protegida por leis indianas que proíbem visitas para preservar a tribo.

Polyakov chegou a Port Blair em 26 de março e foi detido no dia 31, após ser avistado em um barco próximo à ilha. Ele teria improvisado uma embarcação para cruzar os 40 km até o local. Segundo a polícia, o americano não fez contato direto com os Sentineleses, que o ignoraram. Autoridades investigam suas intenções e outros locais visitados durante sua estadia na região.

A tribo Sentinelesa, que habita a ilha há mais de 60 mil anos, já matou invasores anteriormente, como o missionário americano John Allen Chau, em 2018. O episódio de Polyakov reacende o debate sobre a proteção de povos isolados e os riscos de contato externo, tanto para a saúde dos nativos quanto para a segurança dos visitantes.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo