Compartilhe este texto

Após morte do líder do Hamas, Irã e aliados se reúnem para debater retaliação contra Israel

Por Portal Do Holanda

01/08/2024 14h17 — em
Mundo


Foto: Reprodução/Youtube Band Jornalismo

Autoridades iranianas se encontrarão, nesta quinta-feira (1), em Teerã, com representantes de aliados regionais do Irã, incluindo o Líbano, Iraque e Iémen, para deliberar sobre uma possível retaliação contra Israel. A reunião surge após o assassinato de Ismail Haniyeh, líder do Hamas, em Teerã na quarta-feira (31), e a morte de um comandante sênior do Hezbollah em um ataque israelense nos arredores de Beirute na terça-feira.

Segundo o CNN Brasil, os participantes da reunião incluirão representantes do Hamas, Jihad Islâmica, movimento Houthi do Iémen, Hezbollah libanês e grupos de resistência iraquianos. Autoridades iranianas, incluindo o aiatolá Ali Khamenei e membros da Guarda Revolucionária, estarão presentes para discutir a resposta à "agressão israelense."

O general Mohammad Baqeri, chefe do Estado Maior das Forças Armadas do Irã, prometeu que Israel "se arrependerá" da ação. O Irã e o Hamas acusam Israel pelo ataque que matou Haniyeh, que estava presente na posse do novo presidente iraniano em Teerã.

Em resposta, o chefe da Força Aérea israelense, Tomer Bar, afirmou que Israel está preparado para agir contra qualquer ameaça e destacou o posicionamento estratégico de defesa aérea em todo o país. A situação acirrou as tensões na região e levantou temores de uma escalada no conflito entre Israel e Hamas.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo