Avião explode na Coreia do Sul e deixa 28 mortos; veja vídeo
| Boeing 737-800NG da Jeju Air saiu da pista no pouso no Aeroporto Internacional de Muan, na Coreia do Sul, e caiu de barriga em seguida, nesta sábado (28). O avião vinha de uma viagem da cidade de Bangkok, capital da Tailândia.
— Comunicarmais (@ComunicarmaisBA) December 29, 2024
Dos 175 passageiros a bordo, 28 morreram. pic.twitter.com/ut5nHGDTWt
Um grave acidente aéreo resultou em 28 mortes no Aeroporto Internacional de Muan, na Coreia do Sul, no domingo (29), correspondente à noite de sábado no Brasil. Uma aeronave Boeing 737-800 da Jeju Air, que transportava 175 passageiros e seis tripulantes, saiu da pista, colidiu com um muro e explodiu.
O voo havia decolado de Bangkok, na Tailândia, com destino a Muan, no sul da Coreia do Sul. Segundo informações da agência de notícias sul-coreana Yonhap, a causa provável do acidente foi uma falha no trem de pouso, possivelmente ocasionada por uma colisão com pássaros.
Imagens divulgadas por uma emissora de TV local mostram o momento crítico em que a aeronave tenta pousar sem o trem de pouso devidamente baixado. O avião ultrapassa os limites da pista e se choca violentamente contra um muro, resultando em uma forte explosão.
Equipes de bombeiros foram imediatamente acionadas e se deslocaram para o local do acidente. A imprensa sul-coreana noticiou que alguns ocupantes foram retirados pela parte traseira da aeronave. A Yonhap informou que ao menos duas pessoas foram resgatadas com vida. A agência também detalhou a nacionalidade dos passageiros: 173 sul-coreanos e 2 tailandeses.
O presidente em exercício da Coreia do Sul, Choi Sung-mok, que assumiu interinamente o cargo na sexta-feira (27) após o impeachment do presidente anterior em meio a uma crise política, determinou que todos os esforços sejam concentrados nas operações de resgate.
Até o momento da publicação desta notícia, um porta-voz da Jeju Air não havia se pronunciado oficialmente sobre o acidente. As autoridades locais seguem investigando as causas e prestando assistência às vítimas e seus familiares. A dimensão da tragédia e as circunstâncias exatas do acidente ainda estão sendo apuradas.
ASSUNTOS: Mundo