Brasileiros são retidos em aeroporto da Guatemala e ficam em alojamento infestado de baratas
Os brasileiros Lucas Alves e João Vitor de Sousa, ambos de 25 anos e residentes em Brasília, foram retidos no Aeroporto da Cidade da Guatemala. Desde a última sexta-feira (15), a dupla está “presa” no aeroporto, impedida de entrar no país devido a supostas "inconsistências de informações" em seus documentos, segundo o departamento de imigração local.
Os brasileiros relataram que estão em um alojamento insalubre e que o local, segundo os jovens, é compartilhado por homens, mulheres e crianças, em um ambiente repleto de sujeira, baratas e um forte odor.
"O local não é limpo há dias. As imagens mostram baratas embaixo dos colchões e correndo livremente pelo alojamento", relata Lucas Alves. O jovem afirma ainda que não consegue dormir direito e não toma banho desde que chegou, utilizando apenas os banheiros públicos do aeroporto, que não possuem chuveiros.
Lucas e João Vitor estavam acompanhados de outros dois amigos, que conseguiram entrar na Guatemala. A intenção do grupo era conhecer o país e retornar ao Brasil no dia 29 de novembro, com passagens aéreas já compradas pela Copa Airlines.
A situação dos jovens brasileiros tem gerado grande preocupação entre familiares e amigos, que cobram uma solução rápida para o caso. A Embaixada do Brasil na Guatemala foi procurada para prestar assistência aos cidadãos, mas até o momento não há informações sobre o andamento das negociações para a liberação dos jovens.
ASSUNTOS: Mundo