Compartilhe este texto

China proíbe entrega de jatos da Boeing após tarifaço dos EUA

Por Portal Do Holanda

15/04/2025 10h43 — em
Mundo


Foto: Reprodução/Youtube
Foto: Reprodução/Youtube
ouça este conteúdo

O governo da China proibiu a entrega de aeronaves da Boeing ao país em resposta à decisão dos Estados Unidos de impor tarifas de até 145% sobre produtos chineses. A medida também inclui a suspensão de compras de peças e equipamentos de empresas americanas por companhias aéreas chinesas.

Segundo a agência Bloomberg, a decisão deve aumentar os custos de manutenção dos aviões em operação e afetar especialmente empresas como a Air China, China Eastern e China Southern, que previam receber ao todo quase 180 aviões da fabricante americana até 2027.

As ações da Boeing caíram 2% no início do pregão desta terça-feira (15). A empresa ainda não comentou oficialmente a decisão chinesa. O governo de Pequim também estuda formas de apoiar companhias aéreas que operam jatos da Boeing alugados e que agora enfrentam despesas maiores.

O anúncio faz parte da crescente tensão comercial entre as duas maiores economias do mundo. Na semana passada, a China aumentou tarifas sobre importações americanas em retaliação ao pacote de impostos anunciado pelo ex-presidente Donald Trump. Analistas alertam que a escalada pode travar o comércio bilateral, que somou mais de US$ 650 bilhões em 2024.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo