Crowdstrike e Microsoft: Saiba o que gerou o apagão cibernético global
![Foto: Jhonata Lobato](https://www.portaldoholanda.com.br/sites/default/files/imagecache/2020_noticia_fotogrande/portaldoholanda-whatsappimage2024-07-19at111151am-1319223.jpeg)
A atualização de software da empresa Crowdstrike causou um apagão global nos sistemas de informática nesta sexta-feira (19). A pane está impedindo voos nos EUA, transmissões no Reino Unido, prejudicando a telecomunicação na Austrália, transferências bancárias, entre outros problemas.
O Coordenador Nacional de Segurança Cibernética da Austrália, Darren Goldie, mencionou que a "interrupção técnica em grande escala" foi causada por um problema em uma "plataforma de software de terceiros". A empresa australiana de telecomunicações, Telstra, sugeriu que as interrupções estavam ligadas a "problemas globais" envolvendo software fornecido pela Microsoft e pela Crowdstrike, especializada em segurança cibernética.
Segundo o CEO da Crowdstrike, George Kurtz, o incidente ocorreu devido a um "defeito na atualização de conteúdo" da plataforma Falcon, e assegurou que não houve ataque cibernético.
A Microsoft informou que a causa da pane foi resolvida por volta das 8h, embora ainda houvesse impactos nos aplicativos do Office 365.
Toby Murray, especialista da Universidade de Melbourne, explicou que o problema está relacionado à ferramenta de segurança Crowdstrike Falcon. Lançado pela Crowdstrike em 2013, o Falcon é reconhecido por sua capacidade de detecção e resposta de endpoint, fundamental para proteger contra invasões e ameaças cibernéticas.
“CrowdStrike é uma empresa global de segurança cibernética e inteligência de ameaças”, disse Murray ao O Globo.
![](/sites/all/themes/v5/beta-2020/leitor/assets/img/coluna/loogo.jpg)
ASSUNTOS: Mundo