Compartilhe este texto

Crowdstrike e Microsoft: Saiba o que gerou o apagão cibernético global

Por Portal Do Holanda

19/07/2024 10h15 — em
Mundo


Foto: Jhonata Lobato

A atualização de software da empresa Crowdstrike causou um apagão global nos sistemas de informática nesta sexta-feira (19). A pane está impedindo voos nos EUA, transmissões no Reino Unido, prejudicando a telecomunicação na Austrália, transferências bancárias, entre outros problemas.

O Coordenador Nacional de Segurança Cibernética da Austrália, Darren Goldie, mencionou que a "interrupção técnica em grande escala" foi causada por um problema em uma "plataforma de software de terceiros". A empresa australiana de telecomunicações, Telstra, sugeriu que as interrupções estavam ligadas a "problemas globais" envolvendo software fornecido pela Microsoft e pela Crowdstrike, especializada em segurança cibernética.

Segundo o CEO da Crowdstrike, George Kurtz, o incidente ocorreu devido a um "defeito na atualização de conteúdo" da plataforma Falcon, e assegurou que não houve ataque cibernético.

A Microsoft informou que a causa da pane foi resolvida por volta das 8h, embora ainda houvesse impactos nos aplicativos do Office 365.

Toby Murray, especialista da Universidade de Melbourne, explicou que o problema está relacionado à ferramenta de segurança Crowdstrike Falcon. Lançado pela Crowdstrike em 2013, o Falcon é reconhecido por sua capacidade de detecção e resposta de endpoint, fundamental para proteger contra invasões e ameaças cibernéticas.

“CrowdStrike é uma empresa global de segurança cibernética e inteligência de ameaças”, disse Murray ao O Globo.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo