Compartilhe este texto

Dinamarca propõe taxar arroto e pum de gado; entenda

Por Portal Do Holanda

10/07/2024 14h31 — em
Mundo


Foto: Ministério da Agricultura

A Dinamarca passará a tributar, a partir de 2030, os arrotos e flatulências (pum) do gado, os maiores responsáveis por emitir o metano e carbono, gases com efeito estufa. O país será o primeiro a taxar, com o objetivo de alcançar a neutralidade. 

As emissões de metano causadas pela flatulência de bovinos e suínos dinamarqueses serão tributadas em 300 coroas (239 reais na cotação atual) por tonelada equivalente de CO2. Em 2025, o valor aumentará para 750 coroas (cerca de 554 reais). O Parlamento do país ainda deverá aprovar o texto. 

Para Christian Fromberg, especialista em agricultura do Greenpeace, o texto “traz esperança, enquanto muitos países retrocedem em suas ações climáticas”.

“A taxa de carbono deveria ser mais elevada e ter sido aplicada antes, mas é um passo importante", comemorou.
 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo