Dois dias após eleição, EUA ainda não sabem quem terá controle da Câmara
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Dois dias depois das eleições americanas, os Estados Unidos ainda não sabem qual partido terá controle da Câmara dos Representantes. Com 210 deputados republicanos eleitos e 198 democratas, a apuração dos votos segue a passos lentos em 27 distritos, a maioria nos estados da Califórnia e Arizona.
O partido do presidente eleito, Donald Trump, está a oito cadeiras de formar maioria na Câmara, que tem 435 membros. De acordo com a agência de notícias Associated Press, republicanos lideram a disputa em 11 dos 27 assentos cujo vencedor ainda não foi projetado -entretanto, em alguns distritos, como o 6º da Arizona, o 47º da Califórnia e o 1º de Iowa, a vantagem é de menos de um ponto percentual.
A disputa é extremamente acirrada -os democratas, cuja candidata Kamala Harris foi derrotada no Colégio Eleitoral, só perderam dois assentos até aqui. Ainda assim, analistas consideram que a possibilidade de o partido da vice-presidente retomar controle da Câmara, que está nas mãos dos republicanos desde as eleições de meio mandato de 2022, é baixa.
Se isso se confirmar, Trump terá à sua disposição controle total do Legislativo americano, uma vez que a vitória republicana no Senado foi confirmada ainda na madrugada de quarta-feira (6). Assim como na Câmara, a apuração ainda não terminou, mas o partido do presidente eleito já conquistou 52 cadeiras da Casa alta, garantido uma maioria.
ASSUNTOS: Mundo