Dossiê da CoronaVac é enviado à OMS para aprovação de uso global
Na próxima semana, os chineses da Sinovac devem submeter o dossiê completo para a aprovação da CoronaVac, sua vacina contra a Covid-19, à Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segundo o UOL, a iniciativa deve colocar pressão sobre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que também já recebeu o dossiê sobre o imunizante.
Até o momento, a OMS aprovou apenas o uso emergencial da vacina da Pfizer/BioNTech. Mas a expectativa é de que, ao longo dos próximos meses, um total de treze imunizantes sejam considerados aptos pela agência. Ainda para fevereiro, a agência espera anunciar a aprovação da vacina da AstraZeneca e da Universidade de Oxford.
Além de ingleses e chineses, o processo também está encaminhado para avaliação da vacina da J&J, Gamaleya (Rússia), Moderna e Serum Institute of India.
Antes do Brasil, a vacina chinesa deve começar a ser usada na Indonésia, que comprou inicialmente 3 milhões de doses. Um carregamento já desembarcou em Jacarta e foi transferido para todas as 34 províncias do maior país do Sudeste Asiático. O plano é de que as doses comecem a ser administradas na próxima semana, com o próprio presidente Joko Widodo recebendo a primeira dose.
ASSUNTOS: Mundo