Em nova reação, China eleva tarifas sobre produtos dos EUA para 125%

ouça este conteúdo
|
readme
|
A China anunciou nesta sexta-feira (11) que vai elevar as tarifas sobre produtos importados dos Estados Unidos de 84% para 125%. A nova alíquota entra em vigor já neste sábado (12), segundo o Ministério das Finanças chinês e comunicado da Embaixada da China nos EUA.
A decisão é uma resposta às recentes medidas do governo do presidente Donald Trump, que impôs um pacote de tarifas sobre produtos chineses que, somadas, atingem o patamar de 145%. O governo chinês classificou a decisão americana como um “ato unilateral de intimidação” e afirmou que as tarifas violam regras do comércio internacional.

Tarifa de energia dos mais pobres será zerada. Você vai pagar essa conta
Além do aumento tarifário, a missão chinesa na Organização Mundial do Comércio (OMC) informou que apresentou uma nova queixa contra os EUA. A ação contesta a legalidade das chamadas “tarifas recíprocas” anunciadas por Trump, que envolvem sobretaxas de até 50% sobre produtos chineses.
A escalada na guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo teve início com as tarifas impostas pelos EUA na última semana. A China, que já havia elevado suas taxas de 34% para 84%, agora eleva novamente como resposta direta às novas medidas americanas. A Casa Branca, por sua vez, afirma que ainda busca um acordo com Pequim, mas manteve a elevação de tarifas específicas sobre aço, alumínio e outros setores estratégicos.
Veja também

ASSUNTOS: Mundo