Compartilhe este texto

EUA e Irã devem se reunir no sábado para discutir acordo nuclear, diz Trump

Por Portal Do Holanda

08/04/2025 9h57 — em
Mundo


O presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei- Foto: Reprodução/Youtube
O presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei- Foto: Reprodução/Youtube
ouça este conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (7) o início de conversas com o Irã sobre o programa nuclear do país. Segundo ele, o primeiro encontro entre representantes das duas nações deve ocorrer no próximo sábado (12), em Omã. A fala foi feita durante reunião com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, na Casa Branca.

Enquanto Trump classificou o encontro como uma negociação direta, o Irã afirmou que o diálogo será indireto e mediado. O ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araqchi, confirmou que participará da reunião e disse que um acordo só será possível se os EUA demonstrarem “boa vontade” e aceitarem suspender as sanções contra o país. Desde 2018, quando os Estados Unidos se retiraram do acordo nuclear firmado em 2015, as tensões entre Washington e Teerã aumentaram. Em resposta às sanções americanas, o Irã acelerou a produção de urânio enriquecido, reacendendo temores sobre o possível desenvolvimento de armas nucleares — algo que o governo iraniano nega.

Trump afirmou que busca um novo pacto com o Irã, que seja "diferente e mais sólido" do que o anterior. Já Teerã sinalizou que pretende consultar aliados como Rússia e China antes de tomar qualquer decisão. Israel, que acompanha de perto o caso, defende o desmantelamento completo das instalações nucleares iranianas.

Irã e Estados Unidos não mantêm relações diplomáticas desde 1980, após a Revolução Islâmica. Desde então, os dois países têm se comunicado por canais indiretos, como a embaixada da Suíça em Teerã e, mais recentemente, por meio da mediação de Omã e Catar.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo