Exército do Sudão retoma Palácio Presidencial em Cartum; vídeo mostra comemoração
ouça este conteúdo
|
readme
|
O Exército do Sudão anunciou a retomada do controle do palácio presidencial em Cartum nesta sexta-feira (21), após intensas batalhas contra o grupo paramilitar Rapid Support Forces (RSF). As tropas sudanesas celebraram a conquista, divulgando imagens e vídeos de suas comemorações nas redes sociais. O porta-voz do Exército, Nabil Abdalá, afirmou que as forças do governo destruíram completamente os combatentes do RSF e apreenderam equipamentos significativos durante a operação.
Entretanto, o RSF declarou em um comunicado no Telegram que a "batalha pelo Palácio Republicano não terminou" e que lançaram um ataque que resultou na morte de dezenas de soldados do Exército. De acordo com fontes anônimas, três jornalistas da televisão estatal também foram mortos durante o ataque do grupo paramilitar, que utilizou um drone para realizar a ofensiva.
O conflito no Sudão, que teve início em abril de 2023, é marcado pela luta entre o chefe do Exército regular, Abdel Fatah al Burhan, e seu ex-auxiliar, o general Mohamed Hamdan Daglo, líder do RSF. A ocupação do palácio presidencial pelos paramilitares desde o início da guerra obrigou o governo a se refugiar em Porto Sudão, no Mar Vermelho. Especialistas militares afirmam que a recuperação do palácio representa uma perda significativa de poder para o RSF.
Embora o Exército tenha tomado o controle do palácio, o RSF ainda mantém posições em Cartum e em sua cidade gêmea, Ondurman. Enquanto isso, os combates se intensificaram em outras regiões do Sudão, incluindo El Fasher, na região de Darfur, onde os paramilitares tentam consolidar seu domínio. Desde o início do conflito, a guerra causou milhares de mortes e deslocou cerca de 12 milhões de pessoas, resultando na maior crise humanitária da atualidade.

ASSUNTOS: Mundo