Israel mata comandante do Hamas em ataque no Líbano; filhos também morreram
ouça este conteúdo
|
readme
|

Amigos e lobos na disputa pelo governo do Amazonas
Em uma ofensiva realizada nesta sexta-feira (4), o Exército de Israel matou Hassan Farhat, comandante do Hamas no oeste do Líbano, durante um bombardeio à cidade portuária de Sidon. Segundo as Forças Armadas israelenses, o ataque foi conduzido com apoio da inteligência do Shin Bet e teve como alvo um apartamento residencial onde o líder do grupo islamista palestino se escondia.
De acordo com nota oficial, Farhat foi responsável por diversos ataques contra civis e militares israelenses, incluindo o lançamento de foguetes contra a cidade de Safed, em fevereiro de 2024, que resultou na morte de um soldado. O braço armado do Hamas, as Brigadas Ezzedine Al-Qassam, confirmou a morte do comandante, além da de seu filho Hamza, também integrante do grupo, e de sua filha Jenan, atingidos no mesmo ataque.
O bombardeio ocorreu por volta das 3h45 (horário local) e provocou destruição em prédios vizinhos. O incêndio gerado pelas explosões causou pânico no bairro. Segundo a Agência Nacional de Notícias do Líbano, um drone teria lançado os projéteis diretamente contra o apartamento onde Farhat estava.
O primeiro-ministro libanês, Nawaf Salam, condenou a ação, classificando-a como “uma violação flagrante da soberania do Líbano” e do cessar-fogo estabelecido com Israel em novembro de 2023.

ASSUNTOS: Mundo