Kamala e Trump viajaram menos que antecessores na disputa das eleições
BELO HORIZONTE, MG (UOL/FOLHAPRESS) - Um levantamento publicado pela Axios revelou que Donald Trump e Kamala Harris visitaram, entre setembro e outubro, menos cidades do que antecessores das quatro eleições passadas, com apenas uma exceção.
Kamala Harris esteve em menos cidades do que Donald Trump. Levantamento mostra que a candidata democrata visitou 43, enquanto o republicano foi em 57.
A diferença dos números entre os anos pode ser um reflexo da mudança de como os candidatos atingem o eleitorado. O uso da internet e a popularização das redes sociais vêm mudando a forma com que as pessoas consomem notícias e informações. Segundo a Axios, os candidatos estão focados em transmitir uma mensagem mais nacional.
Campanhas deste ano estão, em grande parte, focadas em visitas a sete estados indecisos, destacou a Axios. Os candidatos visitaram algumas cidades mais de uma vez, como Harris, que visitou cinco vezes a Filadélfia, e Trump, que esteve três vezes em Las Vegas.
Considerando as últimas cinco eleições, entre 2024 e 2008, Kamala só superou os números de Biden em 2020. À época, o atual presidente esteve em 42 cidades, mas o mundo estava sofrendo com as restrições devido à pandemia de Covid-19. Apesar disso, Trump esteve em 64 cidades na campanha daquele ano.
Em 2016, quando Trump venceu a candidata democrata Hillary Clinton, o republicano visitou 92 cidades, contra 46 da sua oponente. No pleito anterior, apesar do republicano Mitt Romney ter visitado 80 cidades, o democrata Barack Obama, que esteve em 51 cidades, foi reeleito.
As campanhas de 2008 foram as com mais viagens entre setembro e outubro. Barack Obama, que foi eleito, esteve em 96, contra 93 do seu oponente republicano, John McCain.
Para o levantamento, a Axios contabilizou apenas viagens com eventos públicos. Visitas para levantamento de fundos privados ou entrevistas para mídia foram excluídas.
ASSUNTOS: Mundo