Musk vai comprar o TikTok? Dona da rede social se manifesta sobre rumor
Rumores de que a China estaria considerando vender as operações do TikTok nos Estados Unidos para Elon Musk começaram a circular nesta terça-feira (14), após uma reportagem da agência Bloomberg. No entanto, a plataforma TikTok rapidamente desmentiu as especulações. A ByteDance, empresa-mãe do TikTok, qualificou as informações como "pura ficção" em resposta à reportagem da Bloomberg.
A Bloomberg havia indicado que autoridades chinesas estavam avaliando o suposto interesse de Musk em adquirir a subsidiária norte-americana do TikTok. Contudo, a ByteDance reafirmou que não há fundamento nas alegações de uma venda iminente. O governo chinês, que detém participação na ByteDance, prefere que a empresa continue operando sob seu controle nos Estados Unidos, em meio a tensões com parlamentares e autoridades americanas que acusam o TikTok de representar um risco à segurança nacional.
Recentemente, uma lei sancionada pelo presidente Biden exige que a ByteDance venda suas operações do TikTok nos EUA até o próximo domingo (19), e a situação está sendo discutida na Suprema Corte. A Bloomberg estima que o valor das operações do TikTok nos Estados Unidos pode variar entre US$ 40 bilhões e US$ 50 bilhões, mas não há clareza sobre como Musk poderia efetivar uma compra, caso isso ocorra.
Veja também
ASSUNTOS: Mundo