Nasa adia retorno e astronautas devem ficar ‘presos’ no espaço até fim de março
A aventura espacial dos astronautas norte-americanos Barry Butch Wilmore e Suni Williams ganhou mais um capítulo inesperado. A Nasa anunciou nesta terça-feira (17) que a dupla, inicialmente programada para retornar à Terra em fevereiro, terá que estender sua estadia na Estação Espacial Internacional (EEI) por mais um mês, até o final de março ou início de abril.
A decisão da agência espacial norte-americana foi tomada após uma série de imprevistos e atrasos na missão. O que era para ser uma breve viagem de uma semana, desde o lançamento da cápsula Starliner da Boeing em junho, se transformou em uma estadia de quase um ano.
Problemas técnicos na Starliner, que precisou ser devolvida à Terra vazia em setembro, foram o primeiro grande obstáculo. Em seguida, um atraso no lançamento da próxima missão tripulada, desta vez pela SpaceX, complicou ainda mais a situação. A empresa, responsável por levar a nova equipe à EEI, precisa de mais tempo para preparar sua cápsula para a decolagem.
A Nasa explicou que prefere ter tripulações sobrepostas na estação espacial para garantir uma transição mais suave entre as equipes.
Veja também
ASSUNTOS: Mundo