Compartilhe este texto

NASA detecta objeto 27 mil vezes maior que a Terra; saiba mais

Por Portal Do Holanda

21/08/2024 11h19 — em
Mundo


Foto:  Observatório WM Keck / Adam Makarenko

A NASA identificou um misterioso objeto gigantesco viajando pela Via Láctea a uma velocidade impressionante de 1,6 milhão de quilômetros por hora. De acordo com o jornal britânico The Mirror, esse astro possui uma massa 27 mil vezes maior que a da Terra, mas sua composição nuclear ainda permanece incerta, o que dificulta sua classificação.

A agência espacial norte-americana considera que o objeto pode ser uma anã marrom — um corpo celeste com mais massa que um planeta, mas menor que uma estrela — ou um planeta gasoso supermassivo. Em nota, a NASA explicou: "Este objeto de hipervelocidade é o primeiro de seu tipo encontrado com massa semelhante ou menor que a de uma estrela pequena. Poderia ser uma estrela de baixa massa ou, se não fundir hidrogênio constantemente em seu núcleo, seria considerada uma anã marrom, colocando-a em algum lugar entre um planeta gigante gasoso e uma estrela".

Os responsáveis pelo rastreamento do astro, pesquisadores do projeto Planet 9, acreditam que devido à sua extrema velocidade, ele pode eventualmente sair da Via Láctea e se dirigir ao espaço intergaláctico — uma vasta região de vácuo de plasma entre galáxias, onde a vida humana é incapaz de sobreviver.

Batizado de CWISE J124909.08+362116.0, a origem desse enigmático objeto ainda é um mistério. Pesquisadores estão considerando duas possíveis explicações: ele pode ter se originado da explosão de uma anã branca — uma supernova de uma estrela semelhante ao Sol — ou ser o resultado de uma interação complexa entre um aglomerado de estrelas e sistemas binários de buracos negros. Kyle Kremer, do Departamento de Astronomia e Astrofísica da Universidade de San Diego, explicou: "Quando uma estrela encontra um buraco negro binário, a dinâmica complexa dessa interação de três corpos pode lançar essa estrela para fora do aglomerado globular".

Enquanto o CWISE continua sua jornada pela Via Láctea, ele segue sob observação atenta dos cientistas. A NASA planeja utilizar imagens de satélites para analisar sua composição e, finalmente, classificá-lo.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo