Navio da Marinha da Nova Zelândia com 75 pessoas a bordo naufraga; todos são resgatados
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um navio da Marinha da Nova Zelândia com 75 pessoas a bordo afundou em Samoa, a cerca de 2.000 quilômetros do arquipélago, após encalhar em um recife na noite do último sábado (5). Todos que estavam a bordo foram resgatados.
De acordo com as Forças Armadas neozelandesas, a causa exata do incidente ainda não está esclarecida e deve ser revelada após uma investigação, que já foi aberta.
O navio de mergulho e pesquisa, chamado de HMNZS Manawanui, estava em sua terceira expedição no sudeste do oceano Pacífico deste ano ele havia partido de Devonport, no norte da Nova Zelândia, no dia 28 de setembro, e deveria retornar no dia 1º de novembro.
Ainda segundo o Exército, o naufrágio ocorreu durante a realização de um levantamento hidrográfico. Na manhã de domingo (6), o navio estava tombado e era possível ver fumaça saindo da embarcação. Horas depois, ele virou e estava abaixo da superfície. "A Força de Defesa da Nova Zelândia está trabalhando com as autoridades para entender as implicações e minimizar os impactos ambientais", afirmou o Exército.
As pessoas que estavam embarcados começaram a ser colocadas em botes salva-vidas às 19h52 do sábado, e posteriormente foram transferidas para embarcações que as levaram a terra firme.
"Os socorristas lutaram contra correntes e ventos que empurravam os botes salva-vidas e os barcos em direção aos recifes, e as ondas tornaram o esforço de resgate particularmente desafiador", disse o Exército neozelandês.
ASSUNTOS: Mundo