Netanyahu ameaça ocupar Gaza caso Hamas não liberte reféns

ouça este conteúdo
|
readme
|
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta quarta-feira (26) que pode tomar territórios na Faixa de Gaza se o Hamas não libertar os reféns que ainda estão sob poder do grupo. Em discurso no Parlamento, ele reforçou a ameaça ao declarar que “quanto mais o Hamas demorar, mais poderosa será a repressão”. A fala gerou reações da oposição.
O Hamas respondeu por meio de um comunicado oficial, afirmando que os bombardeios israelenses, retomados há nove dias, colocam em risco a vida dos reféns. “Estamos fazendo todo o possível para garantir sua segurança, mas os ataques indiscriminados ameaçam suas vidas”, disse o grupo.
A possibilidade de ocupação da Faixa de Gaza já havia sido cogitada em fevereiro, durante uma visita de Netanyahu à Casa Branca. Na ocasião, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu retirar permanentemente os moradores da região e transformar o território em uma “riviera do Oriente Médio”.
O conflito, que foi retomado em março, já deixou mais de 50 mil mortos em Gaza, segundo autoridades de saúde locais. O governo israelense alega que os ataques foram uma resposta ao descumprimento do Hamas no acordo de libertação dos reféns, que previa a soltura de 59 pessoas. Estima-se que 35 delas já tenham morrido.
Veja também

ASSUNTOS: Mundo