Nicolás Maduro antecipa Natal para 1º de outubro na Venezuela

ouça este conteúdo
|
readme
|
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, decidiu antecipar as celebrações de Natal no país para 1º de outubro. O anúncio foi feito na segunda-feira (2). Ele justificou a decisão como uma homenagem e agradecimento ao povo venezuelano, destacando que "o Natal chegou com paz, felicidade e segurança."
"Está chegando em setembro e se diz: 'Setembro já cheira a Natal. [...] E por isso, este ano, em homenagem a vocês, em agradecimento a vocês, vou decretar o adiantamento do Natal para 1º de outubro. Começa o Natal em 1º de outubro para todos e todas. Chegou o Natal com paz, felicidade e segurança.", anunciou Maduro durante um programa de auditório que ele mesmo apresenta.

Pesos-pesados que ameaçam reeleição de Braga para o Senado
Essa antecipação coincide com um período de tensão política na Venezuela, após as eleições presidenciais de 28 de julho, cuja legitimidade é questionada tanto pela oposição quanto pela comunidade internacional. Esta não é a primeira vez que Maduro antecipa a celebração natalina no país, ele já fez isso em 2013 e 2020.
A Procuradoria venezuelana, alinhada ao governo chavista, solicitou, também nesta segunda-feira, a prisão do opositor Edmundo González, que alega ter vencido as eleições e pede a divulgação das atas das urnas. O pedido foi aceito pela Justiça venezuelana.
Veja também

ASSUNTOS: Mundo