Compartilhe este texto

Starmer questiona Xi sobre direitos humanos, e delegação chinesa retira jornalistas

Por Folha de São Paulo

18/11/2024 17h45 — em
Mundo



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, afirmou nesta segunda-feira (18) querer um envolvimento franco com o líder da China, Xi Jinping, em questões que envolvam os direitos humanos, a situação de Hong Kong e a guerra na Ucrânia. Os dois chefes de Estado se reuniram durante a cúpula do G20, no Rio de Janeiro.

Durante a fala de Starmer, a delegação chinesa retirou jornalistas britânicos da sala onde ocorria a reunião. O premiê falou sobre a conversa entre os diplomatas de ambos os países e, além disso, expressou sua preocupação quanto à situação de Jimmy Lai —editor do extinto jornal pró-democracia Apple Daily e um dos principais entusiastas dos protestos pró-democracia em Hong Kong, em 2019. Ele foi preso em 2020.

"Estamos preocupados com os relatos sobre a deterioração da saúde de Jimmy Lai na prisão. Você mencionou o prédio da embaixada chinesa em Londres, que conversamos por telefone. E, desde então, tomamos medidas, solicitando esse pedido. Agora temos que seguir o processo legal e o cronograma", afirmava Starmer, enquanto os jornalistas eram expulsos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo