'Tem que pensar como um habitante do planeta Terra', diz Lula sobre Trump
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (7), que o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, precisa “pensar como um habitante do planeta Terra” e considerar a responsabilidade ambiental em suas decisões. Lula ressaltou que todos os países devem se comprometer com a preservação do planeta, destacando a importância de limitar o aquecimento global e proteger os biomas e os rios do mundo.
“Todos nós temos que nos responsabilizar pela manutenção do planeta Terra. Nós precisamos garantir que o planeta não sofra com um aquecimento maior do que 1,6 graus. Nós precisamos garantir que os rios continuem saudáveis, com águas limpas. E nós precisamos garantir que os biomas de todos os países sejam preservados”, declarou o chefe do Executivo brasileiro à CNN Internacional.
O presidente também mencionou que as questões ambientais têm sido prioridade em sua agenda desde o início de seu terceiro mandato. Em setembro, na Assembleia Geral da ONU, Lula havia criticado a falta de cumprimento dos acordos climáticos e a negligência nas metas de redução de emissões de carbono.
Com a eleição de Trump para um segundo mandato, previsto para 2025, Lula está avaliando a possibilidade de telefonar para o ex-presidente americano, em um gesto que seria um contraponto à postura de seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL), que demorou para reconhecer Joe Biden após sua vitória nas eleições de 2020.
Veja também
ASSUNTOS: Mundo