Compartilhe este texto

Tentativa de golpe de Estado na Bolívia fracassa e general é preso

Por Portal Do Holanda

26/06/2024 20h21 — em
Mundo


General Juan José Zúñiga e presidente boliviano Luis Arce se enfrentam pessoalmente / Foto: Reprodução

A tentativa de golpe de Estado na Bolívia fracassou e o general Juan José Zúñiga, que liderava o ato, foi preso, nesta quarta-feira (26).

Militares e Forças Armadas da Bolívia tomaram a praça em La Paz, onde está localizado o palácio presidencial. O presidente boliviano, Luis Arce, encontrou Zúñiga pessoalmente no local e ordenou que as tropas fossem retiradas do local. 

Após horas de tensão, a ordem de Luis, que foi reforçada pelo novo comandante José Wilson, foi obedecida. Arce demitiu outros dois chefes das Forças Armadas e nomeou novos substitutos, além de Zúñiga.

Em entrevista à imprensa local, o general alegou que o ato é uma "tentativa de restaurar a democracia" e de "libertar prisioneiros políticos". A Procuradoria-geral da Bolívia informou que abriu uma investigação contra Zuñiha e todos os militares que ajudaram na tentativa de golpe de Estado. 

Juan José Zúñiga havia sido destituído do cargo após ameaçar o ex-presidente Evo Morales, alegando que o prenderia caso ele concorresse às eleições no país. Morales, que está impedido de concorrer à presidência, luta contra uma decisão judicial que impede sua candidatura. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo