Tribunal na Itália inocenta Salvini em caso de bloqueio a desembarque de migrantes
RECIFE, PE (FOLHAPRESS) - Um tribunal na Itália absolveu, nesta sexta-feira (20), o vice-premiê e ministro dos Transportes do país, Matteo Salvini, de acusações de que ele teria agido ilegalmente ao impedir um barco de resgate de migrantes de atracar no território em 2019.
Salvini, que era ministro do Interior na época, proibiu os 147 migrantes a bordo de um navio operado pela ONG Open Arms de deixarem a embarcação quando ela se aproximou da ilha de Lampedusa. O grupo passou quase três semanas no mar.
O veredicto da primeira instância de um tribunal de Palermo foi recebido com aplausos por apoiadores de Salvini, líder do partido de ultradireita Liga e aliado do governo da primeira-ministra Giorgia Meloni. Ele enfrentava acusações de abuso de poder e privação de liberdade.
"Defender as fronteiras italianas nunca pode ser um crime. A absolvição de Matteo Salvini é uma ótima notícia. Continuemos, com tenacidade e determinação, a combater a imigração ilegal e o tráfico de seres humanos e a defender a soberania nacional juntos", escreveu Meloni na rede social X.
A Procuradoria de Palermo tinha pedido uma condenação de seis anos anteriormente.
ASSUNTOS: Mundo