Tribunal Penal Internacional emite mandado de prisão contra Netanyahu
O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu, nesta quinta-feira (21), mandados de prisão contra o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, seu ex-ministro da Defesa Yoav Gallant, e o líder do Hamas Mohammed Deif. Os três são acusados de crimes de guerra no contexto do conflito em Gaza, incluindo ataques em 7 de outubro de 2023 e a resposta militar israelense, que já deixou mais de 40 mil mortos.
Os mandados foram emitidos após o procurador do TPI, Karim Khan, pedir a prisão dos acusados por sua responsabilidade nos ataques e no extermínio de civis palestinos. Khan os acusa de "matar deliberadamente os civis de fome" e de "extermínio e/ou assassinato". "Afirmamos que os crimes contra a humanidade acusados foram cometidos como parte de um ataque generalizado e sistemático contra a população civil palestina, para cumprir uma política de Estado", declarou o procurador na ocasião.
Apesar de Israel não reconhecer a jurisdição do tribunal, o TPI afirmou que a medida pode ser aplicada em mais de 120 países signatários do Estatuto de Roma.
ASSUNTOS: Mundo