Trump diz que China e Vietnã articulam estratégia para "ferrar" com EUA

ouça este conteúdo
|
readme
|
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (14) que a China e o Vietnã estariam se reunindo para “descobrir como prejudicar os EUA”. A declaração foi dada durante um encontro com o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, na Casa Branca, em Washington.
“Eu não culpo a China, eu não culpo o Vietnã. Vejo que eles estão se reunindo hoje... é uma reunião adorável. Uma reunião como se estivessem tentando descobrir 'como podemos ferrar com os EUA'”, disse Trump a jornalistas no Salão Oval. A fala ocorreu no mesmo dia em que o presidente chinês, Xi Jinping, iniciou uma viagem ao Sudeste Asiático, tendo o Vietnã como primeiro destino.

Guarda Municipal que tortura deve ser extinta
Durante a conversa com a imprensa, Trump também comentou sobre novas tarifas, afirmando que “tudo o que tem que fazer é impor tarifas”. Ele destacou que avalia sobretaxar produtos farmacêuticos importados e, ao mesmo tempo, estuda formas de apoiar o setor automotivo. Segundo ele, apesar da presença de montadoras como GM e Ford, quase metade dos veículos vendidos no país em 2024 foram importados.
A guerra tarifária entre China e EUA se intensificou nas últimas semanas, com aumentos mútuos de impostos sobre produtos importados. Trump já elevou tarifas sobre produtos chineses para até 145%. Em resposta, o governo chinês também aumentou suas taxas para até 125%. A disputa tem impactado diretamente os mercados globais e o comércio internacional.

ASSUNTOS: Mundo