Trump indica 'deputado mais trumpista de Washington' para Departamento de Justiça
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, nomeou Matt Gaetz, apelidado de "o deputado mais trumpista de Washington" pela imprensa americana, como secretário de Justiça nesta quarta-feira (13).
Em comunicado, Trump afirmou que o representante da Flórida na Câmara dos Representantes "vai acabar com o governo armado, proteger nossas fronteiras, desmantelar organizações criminosas e restaurar a fé e confiança profundamente abaladas dos americanos no Departamento de Justiça".
A indicação, sujeita à confirmação por um Senado dominado pelos republicanos, ocorre em um momento em que o presidente age rapidamente para montar seu governo.
Nos últimos dias, ele indicou sua chefe de gabinete, seus secretários do Tesouro e de Estado, e responsáveis por liderar mais de um órgão ligado à questão da migração, central em sua agenda.
O círculo íntimo de Trump descreve Gaetz como o membro mais importante da administração depois do próprio presidente eleito, e enxerga nele uma figura-chave para transformar em realidade os planos do republicano, uma lista que inclui promover deportações em massa, perdoar os participantes da invasão do Capitólio e buscar retribuição contra aqueles que moveram processos contra ele ao longo dos últimos quatro anos.
Em seu primeiro mandato, Trump ficou irritado com o Departamento de Justiça, que segundo o republicano agia de modo a obstruir processos. Um dos chefes da pasta durante o seu mandato, Jeff Sessions, permitiu uma investigação sobre os supostos contatos entre a campanha do republicano em 2016 e a Rússia, e outro, Bill Barr, refutou publicamente as falsas alegações do empresário de que sua derrota em 2020 foi resultado de fraude.
ASSUNTOS: Mundo