Compartilhe este texto

União Europeia retalia tarifas dos EUA com imposto de 25% sobre importações

Por Portal Do Holanda

09/04/2025 11h18 — em
Mundo


Foto: Reprodução/Youtube
Foto: Reprodução/Youtube
ouça este conteúdo

A União Europeia aprovou, nesta quarta-feira (9), o primeiro pacote de tarifas retaliatórias contra os Estados Unidos. A decisão foi tomada após a imposição de novas tarifas americanas sobre produtos europeus, incluindo aço, alumínio e veículos. A partir da próxima terça-feira (15), uma série de importações americanas será taxada em 25% na entrada no bloco europeu.

Entre os produtos que sofrerão a retaliação estão milho, trigo, arroz, frutas, aves, roupas, madeira, motocicletas e até fio dental. Juntas, essas importações representaram cerca de € 21 bilhões (equivalente a US$ 23 bilhões) em 2024, segundo documento obtido pela agência Reuters. A Comissão Europeia ressaltou, no entanto, que as tarifas podem ser suspensas caso os Estados Unidos aceitem um "resultado negociado justo e equilibrado".

As novas medidas ocorrem em meio a uma escalada na guerra comercial iniciada pelo presidente americano Donald Trump. No mês passado, os EUA impuseram tarifas de 25% sobre aço e alumínio e aumentaram em 20% as taxas sobre quase todos os demais produtos europeus. A União Europeia ainda avalia como reagir a outras medidas, especialmente sobre o setor automotivo.

O anúncio da retaliação europeia trouxe algum alívio aos mercados, que operavam em forte queda desde a abertura. As principais bolsas europeias apresentavam perdas superiores a 2% pela manhã, com destaque para o SMI da Suíça, que recuava 4,16%. A tensão nos mercados aumentou após a China também retaliar os EUA com tarifas de até 84% sobre produtos americanos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo