Vídeo mostra desespero de ucranianos após ataque russo; veja
ouça este conteúdo
|
readme
|

A preocupação legítima do MP com a Ponte Rio Negro
Um vídeo divulgado pela Polícia da Ucrânia mostra o desespero de moradores da cidade de Sumy, no nordeste do país, após um ataque com mísseis da Rússia, ocorrido neste domingo (13).
As imagens foram registradas por câmeras corporais de agentes da Polícia de Patrulha local e mostram cenas de caos: um homem sendo resgatado em meio aos escombros, uma criança chorando nos braços da mãe e um jovem implorando socorro para a mãe: "Por favor, salve-a, por favor! Não se preocupe comigo!"
Segundo as autoridades ucranianas, pelo menos 34 pessoas morreram e 119 ficaram feridas no bombardeio, que atingiu o centro da cidade por volta das 10h15 no horário local (4h15 no horário de Brasília).
Nesta segunda-feira (14), o Ministério da Defesa da Rússia afirmou que o alvo do bombardeio era uma reunião de oficiais do Exército ucraniano e acusou o governo de Kiev de colocar civis em risco. "Kiev continua usando a população ucraniana como escudo humano, ao posicionar instalações militares e realizar eventos militares no centro de cidades densamente povoadas", disse o governo russo em nota oficial.
Zelensky reage e cobra resposta internacional
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, reagiu nas redes sociais logo após o ataque. Ele chamou a Rússia de “escória imunda” e pediu uma resposta global ao que classificou como um ataque deliberado contra civis.
"Segundo informações preliminares, dezenas de civis foram mortos e feridos. Só uma escória imunda pode agir assim, tirando a vida de pessoas comuns. As negociações nunca impediram mísseis balísticos e bombas aéreas. O que é necessário é uma atitude em relação à Rússia que um terrorista merece", afirmou.
Veja também

ASSUNTOS: Mundo