Ação integrada leva atendimentos a comunidades indígenas em Manaus
Os 51 indígenas Warao residentes na casa de acolhimento do Vale do Sinai receberam, na manhã deste sábado, 24/2, atendimentos em saúde pela equipe da Unidade Básica de Saúde Áugias Gadelha, no conjunto Ribeiro Júnior, Cidade Nova, na zona Norte da cidade. A ação da Prefeitura de Manaus foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) com o apoio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), que fez o traslado do grupo até a UBS.
Todos passaram por consulta médica para avaliação das condições de saúde. Foram realizados cinco testes de baciloscopia sintomática, testes dermatológicos e 40 testagens rápidas para ISTs/AIDS realizado o censo vacinal.
A equipe da UBS também fez palestra sobre a tuberculose, doença muito comum entre os indivíduos desta etnia, palestra sobre Saúde Bucal, com orientações sobre escovação e distribuição de kits com escova de dentes, creme e fio dental.
“Desde a chegada dos imigrantes da aldeia Warao, na Venezuela, há um ano, a prefeitura, por determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, vem fazendo o acompanhamento permanente deles, em todas as áreas – saúde, social, educação. Ações como essa, já fazem parte da nossa rotina e nossos servidores levam a esses indígenas os serviços que a administração oferece aos munícipes”, destacou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.
*Com informações da assessoria
ASSUNTOS: atendimento, comunidades indígenas, Manaus, Amazonas