Ação voltada para saúde básica leva servidores da Semsa à zona rural de Manaus
Manaus/AM - O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/Manaus), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu na quinta-feira, 8/8, encontro com moradores e trabalhadores de saúde da comunidade Nossa Senhora do Livramento, situada na confluência do rio Negro com o igarapé Tarumã Mirim.
O evento foi organizado como parte do plano de ação que vem sendo executado pelo Cerest/Manaus desde 2018, para consolidar as ações de Saúde do Trabalhador na Atenção Básica, que é a porta de entrada das demandas em saúde nas comunidades.
De acordo com a socióloga Érika Soares, servidora do Cerest e uma das coordenadoras do encontro, o plano de ação consiste na qualificação dos profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), inicialmente na zona rural de Manaus, para que possam desenvolver as atividades a partir de uma visão mais ampliada da Saúde do Trabalhador.
A diretora da UBS Nossa Senhora do Livramento, Rutimar da Silva Takafaz, informou que a equipe de saúde atua na comunidade atendendo 240 famílias cadastradas, o que abrange a saúde do trabalhador.
Matriciamento
O Cerest/Manaus iniciou o matriciamento em saúde do trabalhador para a Atenção Básica no ano passado em Unidades de Saúde da zona rural (fluvial e terrestre), atingindo sete Unidades de Saúde: UBSs Pau-Rosa, São Pedro, Ada Viana e Ephigênio Sales (zona rural terrestre); e UBSs Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora Auxiliadora e Nossa Senhora do Livramento (zona rural fluvial).
O matriciamento é um novo modo de produzir saúde, onde as equipes de profissionais, em um processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica que irá beneficiar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir da realidade em cada comunidade e UBS.
Inicialmente, o plano de ação está sendo direcionado para as equipes da área de abrangência no Distrito de Saúde (Disa) Rural, mas o Cerest tem a intenção de desenvolver o trabalho junto aos Disas Norte, Leste, Oeste e Sul.
ASSUNTOS: Livramento, Manaus, saúde básica, Semsa, zona rural, Amazonas