Confira tudo sobre o último dia do 2º Simpósio Internacional sobre Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas
Assista ao seminário na íntegra através das nossas lives ou leia o resumo minuto a minuto de tudo que aconteceu durante o dia:
09h19 - Humberto Amorim conversa com Jacoby Fernandes sobre licitações sustentáveis.
09h30 - Juiz-conselheiro Julio Pinheiro abre falas do primeiro painel do dia com tema "Auditorias Ambientais na Amazônia"
"Precisamos fazer um alerta a todos os prefeitos de todas as cidades do Brasil pois existem famílias e cidades que sustentam suas famílias com coleta seletiva" - Julio Pinheiro
"Não vou falar dos outros Estados, mas no Amazonas registramos uma queda de cerca de 39% no número de queimadas. E isso é resultado do trabalho do Tribunal de Contas com as ações de fiscalização"
10h10 - Fim da fala do conselheiro Julio Pinheiro tem toada contra as queimadas na Floresta e exposição dos trabalhos feitos pelo TCE-Amazonas sobre controle ambiental.
10h22 - O sub-procurador geral da República e professor da UNB, Dr. Paulo Gustavo Gonet começa sua fala sobre Aspectos Constitucionais do Controle Ambiental.
10h40 - Humberto Amorim entrevista o especialista em imitação de pássaros, Cleudilon Silveira.
10h54 - Humberto Amorim conversa com o vereador e presidente da câmara municipal de Itacoatiara, Aluísio Isper.
11h00 - Representante da União Europeia, o auditor Ernesto Roessing, mostra case do controle ambiental que é realizado pelos Tribunal de Contas Europeu.
11h18 - Projeto de escola pública de Manacapuru, usa goma de tapioca e escama de peixe amazônico para produção de pape e produtos biodegradáveis. Professores e alunas da Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré mostram resultados.
11h45 - Dr. Jacoby Fernandes, mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, começa fala sobre Controle das Licitações Sustentáveis.
12h03 - Humberto Amorim conversa com Daniel Santos, embaixador do Instituto Lixo Zero Brasil, sobre como colocar o conceito de sustentabilidade no dia a dia.
14h22 - Humberto Amorim conversa com o professor-doutor em engenharia ambiental pela UEA, Antônio Mesquita, sobre as influências da Amazônia nos ecossistema ambiental de todo o planeta.
14h40 - O vice-diretor de Agricultura, Revursos e Divisão de Auditoria Ambiental de Pequim, Dr. Lin Jinjun começa sua fala sobre as experiência vividas na China sobre Prevenção e Controle de Poluição Atmosférica.
15h - Humberto Amorim conversa com o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, Estilac Xavier.
15h15 - Humberto Amorim conversa com o conselheiro do Tri3bunal de Contas do Estado do Amazonas, Júlio Pinheiro.
15h20 - O advogado ambientalista, professor doutor Fábio Feldmann começa sua fala sobre Política Nacional de Resíduos Sólidos e Economia Circular
15h25 - Humberto Amorim conversa com o novo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, Mario de Mello.
15h40 - Humberto Amorim conversa com a Curadora da exposição Lixo Nosso de cada dia, Vera Lucia Ferreira
16h23 - Começa a última fala programada do evento, com o ministro do STF Mauro Campbell explanando sobre Responsabilidade Administrativa Ambiental.
17h - A conselheira-presidente do TCE-Amazonas, Yara Lins realiza a Carta da Amazônia, documento oficial com compromissos assumidos pelo órgão baseado nos resultados do Simpósio.
17h15 - Yara Lins, juíza conselheira-presidente do TCE Amazonas,
17h19 - Humberto Amorim conversa com o ministro do Tribunal de Contas da União, Benjamin Zymler.
Veja também
ASSUNTOS: amazônia, Gestão Ambiental, Judiciário, meio ambiente, tce-am, tribunal de contas, Amazonas