Alfredo Menezes fala em produtividade com mais emprego na Zona Franca de Manaus
Manaus/AM - O superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, concedeu na quinta-feira (26), na sede da autarquia, coletiva de imprensa com o objetivo de apresentar balanço das ações relacionadas à instituição e ao modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) neste ano e as expectativas para 2020.
Em linhas gerais, Menezes classificou 2019 como um ano bastante produtivo, com resultados e ações frutíferas em diversas frentes que permitiram avanços pontuais na missão de resgatar o protagonismo da Suframa em toda a sua área de abrangência (estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima e municípios de Macapá e Santana, no Amapá).
No início da coletiva, o superintendente buscou contextualizar os principais acontecimentos ocorridos no cenário econômico e político do País ao longo deste ano e ressaltou fatos que evidenciam a melhora do ambiente de negócios no Brasil, tais como a redução da taxa básica de juros para o menor patamar da história, a diminuição do Risco Brasil, o recuo da inflação e a pontuação recorde da Bolsa de Valores, entre outros. “Foi um ano desafiador e de mudanças significativas para o País como um todo, com resultados e reflexos muito positivos na nossa região”, disse.
Menezes também buscou resumir as principais conquistas e resultados alcançados pela Suframa ao longo de 2019, entre as quais citou, principalmente, os 144 projetos aprovados em apenas três reuniões do Conselho de Administração da Suframa (CAS), a autonomia para nomeação de cargos de direção e assessoramento superior, a edição de normativos que aceleraram a tomada de decisões envolvendo novos investimentos e Processos Produtivos Básicos (PPBs) para a região e a retomada da produtividade e da geração de empregos no Polo Industrial de Manaus (PIM).
Por fim, o superintendente destacou, também, o prestígio conferido pelo presidente Jair Bolsonaro à Suframa e à região – exemplificado pelas duas visitas oficiais ocorridas entre julho e novembro –, o anúncio do governo federal de um planejamento de ações visando à liberação da BR-319 e a realização da primeira edição da Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (fesPIM). Ele antecipou, inclusive, que a segunda edição da fesPIM já está com seu contrato fechado e ocorrerá em São Paulo (SP), em novembro de 2020.
ASSUNTOS: emprego, produtividade, Suframa, zona franca de manaus, Amazonas