Amazonas adere à campanha nacional de combate ao tráfico de pessoas com eventos na capital
Manaus/AM - Na manhã desta segunda-feira (30) foi realizada a abertura da Semana Nacional de Mobilização para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, que faz parte da campanha “Coração Azul”, no Terminal Rodoviário localizado no bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus. O local funciona como uma das 13 unidades de Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante instaladas pelo Governo do Amazonas, por meio da Sejusc.
Dos 30 casos de tráfico de pessoas registrados no Amazonas desde 2011, nove surgiram em 2016 e quatro no ano passado. Desde então, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e do Comitê Intersetorial de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Atenção aos Refugiados e Migrantes do Amazonas aderiram à campanha.
De acordo com a gerente de migração, refúgio e enfrentamento ao tráfico de pessoas e trabalho escravo da Sejusc, Maria José Ramos, é importante que os cidadãos denunciem supostos casos de crimes relacionados ao tráfico de pessoas, como trabalho escravo, subtração de crianças e remoção de órgãos.
Na capital os outros dois postos ficam no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e no Porto do Ceasa. No interior os postos funcionam nos municípios de Itacoatiara, Parintins, Tabatinga, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, Novo Airão, Humaitá, Coari, Manacapuru e Iranduba. Também é possível denunciar pelo Disk 100 e Disk 180 ou comparecer ao Centro Estadual de Referência de Direitos Humanos Adamor Guedes. As denúncias são recebidas e investigadas pela Polícia Federal.
Programação
Nesta terça-feira (31), das 9h às 11h, cinco escolas públicas de Manaus receberão palestras simultâneas, com atividades de identificação do traficante e informações sobre como denunciar e se prevenir contra o tráfico humano, atingindo 1.900 alunos dos ensinos fundamental e médio.
Na quarta-feira (1), haverá uma roda de conversa com 363 migrantes venezuelanos em um dos abrigos destinados a esse público, localizado no bairro Alfredo Nascimento, zona norte, abordando a vulnerabilidade nas fronteiras. Na próxima quinta-feira (2), serão realizadas abordagens informativas das 9h às 12h, na rodoviária e no aeroporto da capital.
O encerramento da programação será na sexta-feira (3), das 17h às 19h, no Largo de São Sebastião, com apresentações culturais e lúdicas coordenadas pelo “Projeto Oseas” e Comitê Intersetorial de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Atenção aos Refugiados e Migrantes do Amazonas.
ASSUNTOS: Amazonas, Sejusc, tráfico de pessoas, Amazonas