Compartilhe este texto

Amazonas cai para 7º no ranking de focos de calor na Amazônia Legal, diz pesquisa

Por Portal Do Holanda

10/09/2019 15h50 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Dos 11.142 focos registrados na Amazônia Legal nos nove primeiros dias de setembro, somente 819 ocorreram no Amazonas, colocando o Estado em 7º no ranking nacional de queimadas. Segundo dados do  Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Amazonas reduziu 73,38% o número de focos de calor em comparação ao mesmo período em 2018, quando foram registrados 3.077 queimadas na região. 

Durante o mês de agosto, o Amazonas estava em 3º no ranking de estados com mais focos. Em setembro, o estado caiu para a 7ª posição. No país, lideram o ranking, entre os dias 1º e 9 de setembro de 2019, os estados de Mato Grosso (4.009 focos), Tocantins (1.734), Pará (1.489), Rondônia (1.150), Maranhão (987) e Acre (931). O Amazonas registrou 819 focos, seguidos dos estados do Amapá, que teve apenas 20 focos, e Roraima, com três.

Estiagem - De acordo com o secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, o mês de setembro costuma registrar aumento de queimadas em toda a região amazônica devido à intensificação da estiagem, por isso o órgão continua atento ao monitoramento e segue realizando ações de educação ambiental. 

O diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, destacou que as ações de fiscalização estão seguindo para outros municípios no sul do Estado, evitando que as queimadas voltem a crescer. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, Amazônia Legal, queimadas, ranking, Amazonas

+ Amazonas