Amazonas entrará em fase de aceleração descontrolada do coronavírus
Manaus/AM - O Amazonas, junto com mais 3 estados e o Distrito Federal, podem estar em transição para aceleração descontrolada do coronavírus. A informação foi confirmada neste sábado (4) em coletiva do Ministério da Saúde, pelo secretário-executivo do órgão, João Gabbardo dos Reis.
Distrito Federal, São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro e Amazonas são os estados que sofrerão um aumento mais avançado em relação a todo o Brasil.
"É uma transição que nós saberíamos que aconteceria. São cinco estados que possivelmente vão passar de fase mais rapidamente. O aumento de casos deve ocorrer nas próximas semanas", informou Gabbardo.
Ao explicar o motivo disso acontecer primeiro com estes estados, ele afirmou: "Nós prevíamos isso desde o início. São os estados em que há uma relação de viagens internacionais maior. (...) O Amazonas tem uma relação muito forte comercialmente e de pessoas que transitam em função de negócios, que é o que ocorria na Zona Franca de Manaus.".
No entanto, ele explicou que quando o inverno chegar ao Brasil, a situação migre para os estados mais frios: "Quando comecar o inverno deve haver uma migração para os estados do Sul, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, que passarão a ter o maior número de casos.".
Veja também
ASSUNTOS: coronavírus amazonas, coronavírus Brasil, coronavírus em manaus, COVID-19, Manaus, noticias do amazonas, novo coronavírus, Amazonas, Coronavírus