Anac investiga morte de homem que teve cabeça atingida por asa de avião no Amazonas
Manaus/AM - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) abriu um processo para apurar o acidente que resultou na morte de um homem de 43 anos na pista de pouso do município de Pauini no interior do Amazonas.
O fato teria ocorrido no último sábado (27), por volta das 18h. Segundo testemunhas, durante uma manobra de frenagem no solo, a vítima, Adilson dos Santos Pereira, foi atingida na cabeça pela asa esquerda de uma aeronave modelo Senica PT RXQ que pousava no local.
Populares contam que antes de tocar o solo, o piloto fez um voo rasante para avisar que iria pousar, mas Adilson estaria com fones de ouvido e não se atentou ao aviso, nem percebeu a aproximação do avião de pequeno porte.
Assim que notaram o acidente, moradores tentaram socorrer Pereira, mas ele morreu na hora. O piloto foi detido e levado para a delegacia do município, ele foi liberado logo depois de prestar esclarecimentos.
Em Pauini a pista de pouso fica em uma estrada de terra localizada bem no Centro da cidade. A área é aberta e não está devidamente sinalizada. No local, comerciantes e crianças circulam livremente e já há registros de outros acidentes com vítimas fatais. Em 2012, por exemplo, um motociclista morreu em circunstâncias semelhantes a de Adilson.
Na época, a pista improvisada chegou a ser interditada pela Anac, mas alguns meses depois voltou a ser usada.
ASSUNTOS: Amazonas, anac, morte de homem, Amazonas