Apoio das Forças Armadas antecipa chegada de alimentação enteral no Amazonas
Manaus/AM - Com apoio das Forças Armadas, foi antecipada a chegada, neste fim de semana, de um carregamento emergencial de alimentação enteral infantil, destinado aos atendimentos da Secretaria de Estado de Saúde (Susam). A carga foi transportada pela Força Aérea Brasileira, por meio do Esquadrão Condor, que utiliza a aeronave C-99 para transporte aerologístico. Essa mesma aeronave realizava também a missão de interiorização de refugiados venezuelanos para a cidade de Cuiabá (MT), em uma das fases da Operação Acolhida.
O desembarque da carga ocorreu na tarde de sábado (28) na ALA 8, no terminal de cargas aeroporto de Ponta Pelada. Os produtos passam pelo desembaraço da Sefaz e Suframa para serem disponibilizados aos usuários.
A compra foi feita diretamente com o fabricante, no Sudeste do país, depois que o fornecedor local não conseguiu fazer as entregas.
São 7 mil unidades, cerca de 1,5 tonelada, suficientes para atender a demanda relativa a um mês, enquanto o carregamento maior, para mais dois meses, chega via transporte convencional – rodofluvial –, num trajeto que leva cerca de 30 dias, entre a fábrica em Minas Gerais e o Amazonas.
O produto transportado é destinado ao atendimento de pacientes assistidos pelos programas sociais do governo, que se alimentam via sonda e recebem cuidado domiciliar, e também para unidades hospitalares.
ASSUNTOS: Amazonas, cema, fab, força aérea brasileira, Manaus, Susam, Amazonas