BNDES apresenta novas linhas de financiamento para empresas na Fieam
A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) por meio do Centro Internacional de Negócio (CIN Amazonas) promoveu na terça-feira, dia 2, em sua sede encontro entre empresários e equipe do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para analisar as duas novas linhas de crédito disponibilizadas, com juros de 9% a 11% ao ano. O evento foi realizado no auditório Auton Furtado Junior e contou com a participação do superintendente do BNDES, Claudio Leal.
"Para nós é uma satisfação tê-los aqui para esclarecermos as linhas de financiamento disponíveis para as empresas locais", disse o vice-presidente da Fieam, Nelson Azevedo, que também destacou a iniciativa e o esforço do banco de desenvolvimento em se aproximar cada vez mais do Amazonas.
Como novidade para as empresas de médio porte, foi apresentado o BNDES Crédito Direto Médias Empresas. A linha é voltada para financiamentos acima de R$ 10 milhões e que permite financiamento de até 100% dos itens financiáveis e 40% do valor total na forma de capital de giro, em operações que poderão ser contratadas diretamente com o BNDES.
Obras civis, móveis e utensílios
De acordo com o gerente do Departamento de Relações com o Governo da empresa pública privada, Ian Ramalho Guerriero, os recursos podem ser investidos em obras civis, montagens e instalações, móveis e utensílios, máquinas e equipamentos e inovação, dentre outros. “O objetivo é induzir ganhos de produtividade, sustentabilidade, competitividade e governança nas companhias apoiadas”, afirma ele.
O prazo total de pagamento será de até 120 meses para investimentos (incluindo até 24 meses de carência) e de 48 meses para giro (incluindo até 12 meses de carência). O custo financeiro será a Taxa de Longo Prazo (TLP), mais spread de risco e remuneração básica, que varia de 1,7% ao ano (para investimentos) a 2,1% ao ano (para capital de giro). O banco apoia a totalidade dos itens financiáveis.
ASSUNTOS: BNDES, empresas de médio porte, Financiamento, linhas de crédito, Amazonas