Bosco Saraiva deixará a SSP de olho na eleição
Manaus/AM - Parlamentares que ocupam cargos no Executivo estadual e municipal interessados em participar das eleições deste ano deverão abandonar as funções até o dia 7 de abril. O vice-governador e titular da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-AM), Bosco Saraiva (SD), puxa a fila das saídas.
Os abandonos seguem a norma eleitoral que determina aos agentes públicos interessados em participar das eleiçoes pedirem exoneração dos cargos seis meses antes do pleito. O prazo encerra no dia 7 de maio, mas devem ser oficializadas até o dia 6.
A saída de Bosco Saraiva é certa. Só há uma indefinição sobre o cargo ao qual concorrerá. O partido do vice-governador, o Solidariedade, o quer na disputa ao Senado, mas, recentemente, Bosco informou que tentaria à reeleição para o governo, mantendo a “dobradinha" com Amazonino Mendes (PDT).
Se for candidato ao Senado, Bosco também terá de renunciar ao cargo de vice-governador o que o faria voltar para a Assembleia Legislativa do Estado (Aleam). De acordo com a SSP, Bosco sairá no limite do prazo de desincompatibilização. Ainda não há definição de quem assumirá a SSP.
Outra mudança que pode ocorrer no governo é a saída do diretor-presidente da Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab), Diego Afonso (PDT), retornando para a Câmara Municipal de Manaus (CMM). A saída de Afonso é incerta, pois dependerá do cargo que seu pai, deputado Adjuto Afonso (PDT), concorrerá.
SAÍDAS PREFEITURA
Na Prefeitura de Manaus quem deve abandonar o cargo e retornar à CMM é o secretário municipal de Assistência Social, Elias Emanuel (PSDB). O presidente da CMM, vereador Wilker Barreto (PHS) confirmou que Elias Emanuel retornará para o cargo em abril. Elias deve disputar vaga na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
O prazo para desincompatibilização também deixará claro se o vice-prefeito Marcos Rotta (PSDB) tem chances ou não de se candidatar ao governo do Estado, pois o tucano precisaria abandonar o cargo de titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).
De olho na reeleição para deputado federal ou para ficar a disposição do partido, Arthur Bisneto (PSDB) confirmou que deixará a função de Chefe da Casa Civil Municipal.
ASSUNTOS: bosco saraiva, Eleições 2018, SSP, Amazonas