Câmara promove audiência sobre combate a violência contra idosos em Manaus
Manaus/AM - Na próxima terça-feira (18) a Câmara Municipal de Manaus (CMM) abrirá suas portas para instituições governamentais e entes da sociedade civil com o objetivo de discutir ferramentas de combate a violência contra a pessoa idosa. A iniciativa é do vereador Elias Emanuel (PSDB) e acontecerá no plenário Adriano Jorge.
Autor da lei que insere no calendário municipal a Marcha de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, Elias agora quer convocar toda a sociedade para debater soluções e formas de prevenir os mais diferentes tipos de abusos sofridos na terceira-idade uma vez que esses números cresceram 13% no ano passado.
Segundo o jornal Folha de São Paulo, só em 2018 mais de 60% das denúncias foram contra mulheres que sofreram negligência e agressão psicológica. “Precisamos reduzir esses números e fazer as pessoas entenderem que idoso não é algo inservível, pelo contrário nós temos e muito a aprender com eles em todos os aspectos da vida. É preciso aprender a respeitar a experiência de quem chegou primeiro e principalmente, ter paciência com quem sempre esteve ao nosso lado”, disse o parlamentar.
De acordo com o disque 100, em 2018, mais de 37 mil denúncias foram realizadas e em mais da metade dos casos, os principais agressores foram filhos e netos.
Além da inclusão da marcha no calendário municipal, Elias Emanuel que é gerontólogo também criou a lei que destina 2% das vagas do programa Bolsa Universidade Municipal para idosos que sempre sonharam com uma graduação.
ASSUNTOS: Amazonas, Câmara Municipal, cmm, Elias Emanuel, Manaus, violência idoso, Amazonas