Campanha de combate à Aids distribui preservativos até dia 11 no Amazonas
Manaus/AM - A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) abriu, na noite desta quarta-feira (4/12), a campanha do Dezembro Vermelho, mês alusivo ao Dia Mundial de Luta contra a Aids (1º de dezembro). A programação inclui oferta de testagem, palestras, panfletagens, além da distribuição gratuita em todo o estado de 1.673.156 unidades de preservativos masculinos e 7.550 preservativos femininos.
A abertura oficial da campanha aconteceu no Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus, com a iluminação em vermelho do Teatro Amazonas. Com o slogan “Faça o teste! Viver sem dúvida é melhor”, a campanha busca dar maior visibilidade à importância do diagnóstico precoce e da adesão ao tratamento, além de incentivar práticas saudáveis para uma maior expectativa de vida.
Durante todo o mês de dezembro, a campanha se estenderá para os demais municípios do interior do Estado, com ações de prevenção e incentivo ao diagnóstico precoce do HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) para a população.
Além da entrega de preservativos masculinos e femininos, serão distribuídas nas ações de conscientização mais de 13.000 unidades de material informativo, como flyers, cartazes e faixas.
Mais acesso aos diagnósticos – A coordenadora estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) da Susam, Vanessa Homobomo, relembrou os avanços nas ações de sensibilização que ocorreram durante todo o ano de 2019.
As campanhas de Carnaval, semana de diagnóstico precoce do HIV, as campanhas de outras ISTs, como hepatites e sífilis, além do diagnóstico precoce do HIV, que foi descentralizado com a ampliação da oferta de testes rápidos em três novos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs), inaugurados ao longo de 2019, foram citados pela coordenadora durante a abertura.
“Esse mês de dezembro é só mais uma fatia de um trabalho que é feito durante o ano inteiro. As UBSs já ofertam essa testagem para a população, e a gente inaugurou mais três Centros de Testagem e Aconselhamento para a população, em regiões estratégicas na cidade. A gente ainda precisa avançar em como nos comunicar melhor com os jovens, e a parceria com os municípios será primordial para isso”, ressaltou a coordenadora.
Fotos: Bruno Zanardo/Secom
Veja também
ASSUNTOS: dezembro vermelho, Dia Mundial de Luta contra a Aids, preservativos, saúde, Susam, Amazonas